quinta-feira, 10 de maio de 2012

Desconforto 3D

Fui ver Os Vingadores, em 3D. Mais pelo filme que pela tecnologia "inovadora", "revolucionária", "espetacular" como foi alardeado. 3D se tornou até subtítulo de alguns filmes, como se os efeitos provocassem melhora ao roteiro ou na atuação dos atores. Em mim causou desconforto, porque da forma como é hoje dependente dos óculos a experiência de assistir um longa na telona fica meio comprometida, em especial pra quem não tem o hábito de usar, no mínimo, óculos escuros ou de grau. Creio que para estes últimos a dificuldade seja ainda maior, se os óculos 3D estiverem embaçados (como os que usei), então, pior. 

Esta nova forma de ver filmes não me convenceu. Por sorte havia sessão dublada d'Os Vingadores. Durante os trailers percebi o quanto é chato (pra quem não curte filmes legendados) escolher entre as expressões dos atores e a legenda. Como o efeito 3D é aplicado ao texto este meio que redundantemente salta da tela. É divertido, diferente, dá até susto quando a Scarlett Johanson aponta uma arma na nossa direção, porém... desconforta. Malditas lentes!

Quando as lentes forem desnecessárias (como já é em alguns suportes) melhorará um pouco mais a diversão, mas sempre exigirá uma manipulação mais criteriosa da tecnologia, ou seja, em quais cenas/objetos usá-la. Bom, como sou meio "tosco" e "antiquado", prefiro que o filme seja Bom.

Não quero desanimar ninguém, esta é a minha primeira impressão. Pra quem ainda não foi a uma sala de cinema com 3D, um conselho: escolha sempre filmes dublados, do contrário corre o risco de perder a grana do ingresso, por sinal mais caro que o de uma sessão convencional. Se você tem fraca estereoscopia, também não vá!

Agora, e esse 3D que parece feito com caneta Bic aí, que tal? Espetacular! Veja mais aqui.