quinta-feira, 21 de junho de 2012

Imagens descoloridas



Ontem, 20/06*, foi o Dia Nacional do Cinema, o que não quer dizer muita coisa, convenhamos. Com raras exceções, poucos filmes brasileiros alcançaram um elevado grau de primor estético. Por essas bandas sempre faltou estrutura, de equipamentos à mentes, e apoio financeiro para desenvolver a indústria cinematográfica nacional.

Com exceção, talvez, do movimento Cinema Novo, que projetou a produção brasielira para fora, somente de uns quinze anos para cá o fator estético realmente ficou em primeiro plano. Boas narrativas, bons atores e aspectos técnicos importantíssimos da composição de um filme, como fotografia e trilha sonora, foram usados com maior critério. Porque não basta ter apenas "uma câmera na mão e uma ideia na cabeça" para se produzir um BOM filme. 

Cinema é Arte, que, por sua vez, requer a expressão do belo, mesmo vindo carregado de cores não muito alegres. Algo distante das hilárias pornochanchadas e dos filmes-denúncias, herméticos, marcantes no cenário mais recente, ou das comédias clichês repletas de atrativos "globais". Próximo, porém, do sentimento universal diante de uma particularidade.

Ranulpho (João Miguel) e Johann (Peter Ketnath)
em Cinema, Aspirinas e Urubus (2005).
Para mim até o momento, oriundo de solo brasileiro, somente Cinema, Aspirinas e Urubus (2005), dirigido por Marcelo Gomes e protagonizado pelo perfeito João Miguel e o alemão Peter Ketnath, logrou excelência, ao contar uma história ambientada no sertão, contudo permeada por uma sensibilidade forte, catártica, tocante a qualquer cidadão do mundo.

Há, claro, outras boas películas, jamais esqueceria de Central do Brasil (1998), que tem lugar cativo no meu ideário, Cidade de Deus (2002), Tropa de Elite 2 - o inimigo agora é outro (2010). Outros poderão ser adicionados à lista à medida que o acervo aumentar, por enquanto cito apenas estes.

Outro problema do cinema nacional é o público viciado nas fórmulas hollywoodianas, que lota salas de filmes como o péssimo Se eu fosse você (2005) - nada contra as boas comédias - e desdenha de outros mais consistentes, como o próprio Cinema..., também de 2005. Nossos cineastas precisam ser estimulados também pelos consumidores de cinema para continuarem a fazer bons filmes. E não, isso não quer dizer que eles ganharão um Oscar, essa premiação cada ano mais fisiológica, mas se vier que seja para um filme realmente digno.

O salto qualitativo tão ensaiado por décadas já foi dado, a tecnologia está acessível, há leis de incentivo e uma safra de atores (João Miguel, Wagner Moura, Alice Braga, Drica Moraes, sem contar os veteranos ainda na ativa) e diretores (Walter Salles, Fernando Meirelles, Marcelo Gomes, José Padilha) como não se via desde muito tempo. Tem-se todos os elementos para fazer cinema no Brasil e fazer bem-feito. 

É hora de evoluir, sair da casca e construir um cinema brasileiro deveras artístico e universalista.

_____________________
Há um equívoco quanto a data em que se comemora o Dia Nacional do Cinema, na verdade, é o dia 19 e não 20/06, como está acima.